Mato Grosso não é só Pantanal.

    Quando eu acordei, por alguns momentos não sentia minhas pernas nem meus braços, penso que meus músculos relaxaram demais e agora não queriam mais me obedecer. Enquanto eu aguardava os músculos voltarem ao normal eu pensei:

    – Será que o café da manhã é diferente para as pessoas que reservam o quarto com ar condicionado? Se seguir a mesma tendência estarei bem na foto!!!

    Tomei um banho, corri para o restaurante e surpresa!!! Nada mudou, o café continua o mesmo do quarto C.

    Peguei alguns pedaços de melancia, equipamentos de fotografia nas costas, tomei um taxi e rumei para o desconhecido, neste caso o desconhecido era a rodoviária.

    Descobri que não precisava ir direto para a Chapada dos Guimarães para encontrar as belezas naturais, eu tenho a possibilidade de comprar trechos avulsos para visitar as belezas do caminho. Neste caso, para quem sai de Cuiabá para a Chapada dos Guimarães, pode parar nos seguintes pontos:

    1 – Salgadeira;

    2 – Véu de Noiva;

    3 – Chapada dos Guimarães;

    4 – Cidade da Chapada.

    Optei por passar o dia na Salgadeira.

    A 40 km de Cuiabá, Salgadeira é um misto de balneário com cachoeiras, passeios ecológicos, restaurantes e trilhas, que você pode fazer sozinho, pois não existem guias no lugar. Não encontrei turistas por aqui, realmente é um lugar freqüentado por moradores das redondezas que buscam refresco nas águas da cachoeira para o calor acima dos 37 graus.

    Como cheguei muito cedo garanti ótimas fotos sem o fluxo dos visitantes.

 


Cascata da Salgadeira

    Conversando com o proprietário do restaurante da Salgadeira, ele me informou que existia uma trilha por dentro do cerrado que levaria ao topo da chapada sem dificuldade. Resolvi arriscar, joguei o equipamento nas costas, peguei meu apoio de caminhada e meu boné de expedicionário e parti para a trilha.

    Já no inicio da caminhada senti que não seria tão fácil como o nativo havia comentado, minha mochila já não pesava mais os 20 KG iniciais e o calor no meio do serrado é insuportável.

    Quanto mais eu caminhava, mais eu ficava preocupado com esta terra árida, repleta de folhas secas e o habitat perfeito para cascavéis, mas o cenário ia me recompensando a cada vez que o cerrado dava uma trégua e o campo limpo abria-se a minha frente.


Chapada da Salgadeira

    Passei por um córrego para lavar o rosto antes de iniciar a subida deste paredão.

    Consegui subir até a metade, o caminho não é tão íngreme quanto eu imaginava, a trilha vai serpenteando o platô até a parte superior, mas minha água estava no fim e não conseguiria descer antes do sol se pôr.

    Fiquei alguns minutos contemplando a paisagem e recompondo as forças para a descida. Neste momento senti a importância de uma boa bota, ela me tirou de maus bocados.


Cerrado

    Só consegui voltar na trilha graças ao trackback do GPS, se não fosse isso estaria lá até agora, e em menos de uma hora já estava de volta à cachoeira da Salgadeira. Em pouco tempo tomei um ônibus e voltei para Cuiabá

Amanhã volto para Chapada e finalizo os últimos atrativos turísticos antes de voltar a São Paulo.

Tags: , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , ,

2 Respostas to “Mato Grosso não é só Pantanal.”

  1. Sidney Salú Says:

    Só de ler já fiquei cansado, se um dia eu quiser fazer uma viagem dessa, terei que primeiro entrar em forma física. Belo texto, de ótima leitura e que me deixou com vontade me aventurar. Que agora venha a Terra do Fogo. Parabéns e abraços

    • vhmartins Says:

      Sidney,
      Obrigado pelo seu comentário. A opinião de um fotógrafo igual à você é realmente muito recompensadora. Obrigado!

Deixe um comentário

