Curiosidades sobre o Pantanal

O Pantanal é a maior área úmida continental do planeta, com aproximadamente 240 mil Km2 e desta quantidade, 140 mil km2 fazem parte do território brasileiro. O que nos move a conhecer este grande bioma é a variedade de fauna e flora na faixa brasileira que está localizada entre o Mato Grosso e o Mato Grosso do Sul.

Hoje, dividem espaço na mesma região 263 espécies de peixes, 122 espécies de mamíferos, 93 espécies de repteis, 1132 espécies de borboletas e 652 espécies de aves.

Estudando um pouco sobre as épocas de chuvas da região, podemos dizer que estamos concluindo mais uma época de precipitações e a partir deste momento os rios começam a baixar e a descobrir as belezas das áreas que até o momento estavam escondidas.

A natureza repete, anualmente, o espetáculo das cheias, proporcionando ao Pantanal a renovação da fauna e flora local. Esse enorme volume de água, que praticamente cobre a região pantaneira, forma um verdadeiro mar de água doce onde milhares de peixes proliferam. Peixes pequenos servem de alimento a espécies maiores ou a aves e animais.

Quando finda a época das chuvas, inicia-se a vazante, onde grande quantidade de peixes ficam retidas em baias temporárias e fazendo a festa dos jacarés e das ariranhas.

Espero que em Setembro, na época em que estarei documentando este espetáculo, ainda encontrar as lagoas temporárias com seus Tuiuius e garças planando sobre as águas.

Anúncios

Tags: , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , ,

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s


%d blogueiros gostam disto: