A cidade portal do Pantanal – Porto Jofre

O Pólo Eco turístico do Pantanal Norte está centrado no trecho da Estrada Transpantaneira entre Poconé e Porto Jofre, sendo ligado a Barão de Melgaço pelas baías de Chacororé e Siá Mariana, chegando, também, até Cáceres, às margens do rio Paraguai.

Distância Rodoviária São Paulo a Porto Jofre: 1708 km.

De Cuiabá até Porto Jofre, a viagem é de aproximadamente cinco horas de duração.

Chega-se a Porto Jofre de carro pela rodovia Transpantaneira, depois de um percurso de 156 quilômetros e 126 pontes a partir de Poconé. São quase seis horas de travessia.

Apesar de o convívio com os mosquitos ser inevitável e incômodo, o Pantanal não é perigoso, nem mesmo Ponto à noite. Embora o mato seja grosso e cheio de bichos (mais de mil espécies).

É interessante a vacinação contra a febre amarela (prazo de 10 dias para imunização).

Com a reabertura da Caverna Aroe Jari é a maior caverna de Arenito do Brasil, situada a 46 km da cidade de Chapada dos Guimarães (MT). Possui 1.550 m de extensão, é extremamente plana e apresenta inúmeras cachoeiras no interior.

Próximo da entrada, existe uma nascente que formou a Lagoa Azul que é uma caverna em outra vertente da formação da Caverna Aroe Jari. Possui uma grande reentrância na qual se forma uma piscina natural com água azul cristalina que se reflete nas paredes da gruta. Chega a 5m de profundidade e forma 2 pequenas cavernas totalmente submersas a saída da água se dá através de um túnel com 6 m de altura e 2 de profundidade por uns 30 de comprimento.

Sua visitação só é possível com guias autorizados.

A melhor época para viagem é o mês de julho a meados de outubro quando mostra a maior riqueza, grande variedade de pássaros tuiuius, araras, biguás, cabeça seco, tucanos e outros, inúmera quantidade de jacares (de boca aberta esperando o almoço), e capivaras, não deixando de mencionar onça, emas, cervos, etc.

A beleza se completa com passeios pelo rio Cuiabá, que juntamente com o São Lourenço, Piquiri, Negro e Negrinho formam os principais afluentes do Pantanal.

Anúncios

Tags: , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , ,

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s


%d blogueiros gostam disto: